ACESSIBILIDADE EM TRÂNSITO POÉTICO

Acessibilidade em Trânsito Poético ACC UFBA http://accpoeticas.blogspot.com/

É um projeto de extensão o qual participo como Mestranda em Dança pela Universidade Federal da Bahia, sendo o grupo de pesquisa Poética da Diferença. O projeto é uma ação artistica pedagógica que oferece oficinas de dança para pessoas com deficiências e seus cuidadores. É uma atividade realizada na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia desde 2004 coordenado pela Profa. Dra. Fatima Daltro. Esse ano, em especial o projeto está sendo constituido por duas equipes,faz parte de estudos Pós-Doutoral da referida professora que será realizado na Universidade de Barcelona- Escola de Belas Artes e outra coordenada pela Profa. Lenira Peral Regel da Escola de Dança da UFBA. Também conta com a contribuição de uma equipe de professores e estudantes de graduação e pós-graduação de diversas unidades.

Mais informações:
Acessibilidade em Trânsito Poético: dança e suas eficiências no corpo da pessoa com deficiência, um projeto da Profa. Dra. Fátima Daltro, Escola de Dança da UFBA, em Estágio Pós-Doutoral na Escola de Belas Artes da Universidade de Barcelona(2011) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior Ministério da Educação (Capes - MEC) com vistas ao incremento do intercâmbio técnico-científico e conseqüente internacionalização de docentes e pesquisadores brasileiros.

Algumas fotos do ACC:

Cirandas de objetos e Contato-Improvisação





Participarei da aula aberta do dia 29 de abril, para celebrar o mês da dança, por meio da ação danceability.

Danceability é um método de dança que utiliza a improvisação de movimento a partir da comunicação espontânea com o outro, para promover a exploração artística entre pessoas com e sem deficiência. Este método tem como propósito cultivar o comum desenvolvimento da dança e o movimento para a expressão criativa de todas as pessoas. A iniciativa de realizar a aula com o grupo ACCDANA59 Acessibilidade em Trânsito Poético reforça as ações educativas que desde 2004 vem sendo elaborado pela Profa. Dra. Fátima Daltro junto com estudantes de diversas áreas, profissionais e pessoas interessadas nessa linha de investigação.
Ana Luiza Reis, a facilitadora nesse dia 29/04/2011, é Arte Educadora com especialização em psicopedagogia pela PUC/SP, criadora do projeto Corpo na Educação, premiado em 2010 pelo Fundo de Cultura da Bahia, em parceria com o Centro em Movimento o C.E.M, Lisboa, Portugal. Também professora de Danceability e contadora de histórias. Formada em Yoga pela Yoga Vydia, Nasik India e com vivencias educacionais em países da Ásia e Europa.

http://www.danceabilityflorianopolis2011.wordpress.com/


Detalhes no Blog do Projeto.